Como ensinar uma criança a fazer amigos

O seu filhote não quer sair do seu lado? Tentou metê-lo numa casa com crianças da idade dele e mesmo assim ele quere-a a si? Então, se continuar dessa forma, ele provavelmente terá dificuldades em crescer e em fazer amigos, podendo tornar-se num adolescente e num adulto “anti-social”. Leia o nosso artigo de como educar um filho. Obrigar os seus filhos a fazerem amigos não adianta de muito. Para conseguir obter o resultado desejado tem que saber lidar com esta situação naturalmente e o processo de desenvolvimento poderá ser demorado, mas valerá sempre a pena.

As formas de carinho que os familiares mostram às crianças são diferentes das formas dos amigos. E, ter amigos oferecerá independência e ajudará no desenvolvimento de uma criança. Ensinar uma criança a fazer amigos irá ajudá-la a perceber o significado de partilha, solidariedade, amizade e cooperação, fortalecendo-o como pessoa. Além disso, é uma excelente maneira de evitar o “bullying”. Desta forma, tenha paciência com o seu filho e ele gradualmente vai sair do seu colo.

ensinar uma criança a fazer amigos

Ajude-o a fazer amigos

Ensinar uma criança a ter uma vida social saudável é fundamental para a sua educação e para o seu desenvolvimento até chegar a uma fase adulta. Sendo assim siga as nossas dicas para o conseguir:

Respeite o seu filho da maneira que ele é. Se o seu filho é calado e quieto, não o obrigue a estar rodeado de amigos. Quem sabe se ele tendo poucos amigos e ser mais reservado, não é feliz?

Não espelhe as suas experiências no seu filho. Ele não tem que ser a pessoa mais popular da sua escola e da sua rua somente porque foi rejeitada quando tinha a idade dele. Deixe-o conviver há maneira dele.

Não dê tudo ao seu filho. Este é um erro comum entre todos os pais e o resultado disso é um adulto chato e mimado. Estabeleça-lhe limites!

Ensine-lhe bons valores e a respeitar as diferenças entre as pessoas. E, jamais o deixe julgar uma pessoa pelo tom de pele, origem ou outra coisa qualquer. Mostre-lhes como devem ser vistas e tratadas as pessoas.

Demasiado Tímido

Se acha que o seu filho é demasiado reservado e que já fez de tudo para tentar que ele faça amigos, então o melhor é levá-lo a um psicólogo. Caso ele esteja constantemente ansioso, fique incomodado com pessoas, chore compulsivamente por não querer ninguém, então está mais do que na hora de o ajudar.

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.