Como ensinar os filhos a serem organizados

Costuma ver a sua casa com meias sujas na casa de banho, restos de comida pelos quartos todos ou os lençóis das camas sujos? Então não comece a gritar e a disparar com todos, pois isso não a levará a lado nenhum. Saiba que é possível ensinar os seus filhos a serem organizados e com isso fazer com que esses problemas desapareçam. Para a ajudar nesta assunto leia também o nosso artigo com dicas para educar um filho.

ensinar os filhos a serem organizados

Harmonia é a palavra-chave

Esta palavra-chave é muitas vezes dita, mas ninguém sabe ao certo o seu verdadeiro significado. Ela representa tudo o que precisa de ensinar aos seus filhos. No tempo e no espaço certo, a disciplina e a organização são precisas para uma pessoa ter uma vida saudável e poder desfrutar de tempo de lazer. Por outro lado, os excessos de limpeza e a busca da perfeição poderão criar dificuldades e, consequentemente, sofrimento. Deste modo, torna-se primordial ensinar os seus filhos a equilibrarem as suas tarefas e a elaborarem previamente um horário para as mesmas.

Oriente o seu filho

Os pais têm o principal papel de formarem indivíduos saudáveis e que consigam sobreviver neste Mundo, desempenhando as tarefas corretamente. Assim, os pais têm a responsabilidade de orientarem as suas crianças a planear o seu dia, respondendo a simples perguntas como “O que deve levar na mochila da escola?”, “Quem devo convidar para a minha festa de aniversário?” e “Qual é o gel de banho que deve utilizar para a minha pele”, etc.

Estabeleça uma rotina

Enquanto são crianças, elas aprendem e interiorizam mais facilmente as coisas. Desta forma é fundamental estabelecer uma rotina e obrigar que a criança respeite os horários. Insista com eles para fazerem tudo na hora certa e uma coisa de cada vez. Esses ensinamentos servirão para o futuro.

Ensine como devem arrumar as coisas

Normalmente, a partir dos 2 anos poderá começar a ensinar ao seu filho a ajudar em pequenas tarefas. E, após os 7 anos ele terá que aprender a fazer tudo sozinho ou a maior parte das coisas. Incentive-o e ensine-o a dobrar a roupa lavada e a deixar a roupa suja na lavandaria, bem como a consertar os brinquedos que estão estragados e a oferecer o que não gosta ou não usa mais. Além  disso, deverá obriga-lo a fazer a cama todos os dias após acordar e a guardar as coisas nos devidos lugares.

Não exagere na arrumação

Não obrigue incessantemente aos seus filhos a arrumarem todos os dias e a terem tudo sempre 100% organizado. Caso contrário estará a formar um adulto organizado, mas inseguro do seu próprio valor. Prefira antes combinar com eles um dia da semana para limparem a casa.

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.