Como educar um filho

Nem sempre sabemos como educar um filho por vezes é uma missão bastantes complicada, sobretudo tendo em conta que os tempos estão mudados e que cada vez mais as crianças são expostas a novas realidades que muitas das vezes as torna mal educadas. Mas falemos de crianças ainda mais novas. Já todos assistimos a crianças a fazer uma grande fita em público. Acontece a todos os pais.

Imagine estar a fazer compras numa loja, depois de um longo dia de trabalho e ter o seu filho pura e simplesmente a encher-lhe o carro de coisas e não aceitando um não como resposta. Isto é o início, porque de seguida acaba por se rebolar no chão, por soltar uns 10 gritos, como se alguém lhe tivesse feito algo de mal, apenas porque não pode ouvir um  grande não. Muitos pais simplesmente fazem a vontade à sua criança e questionam-se com o que podem fazer. A resposta é simples e passa por um educar e disciplinar o seu filho todos os dias.

educar um filho

Compreenda o que é disciplina e como educar um filho:

Antes de tudo mais disciplina significa instrução. A disciplina é um ensinamento positivo que deve ser dado todos os dias ao seu filho e como tudo na vida requer o seu tempo. A disciplina passa por:

– Falar com o seu filho;
– Instruir o seu filho;
– Monitorizar o seu filho;
– Encorajar o seu filho;

A disciplina é mais do que dizer “Faz isto porque eu estou a dizer“, não é assim que deve disciplinar um filho. Pensem nesta situação desta forma, se o patrão vos mandar fazer alguma coisa, vocês poderão perguntar porque. Se o patrão disser “porque eu estou a dizer” ou “se quiser manter o seu trabalho, faça isto já“, você deverá fazer o que lhe mandam, mas apenas porque se sente ameaçado. No fundo não está a seguir a ordem do seu patrão mas sim a agir porque é a melhor coisa a fazer ou porque conseguir algo positivo da sua ação.

O mesmo deve acontecer ao educar um filho. Estes irão responder de forma mais positiva no dia à dia se você praticar com ele uma disciplina positiva. A disciplina passa por falar com eles sobre o que deseja realmente que estes façam e também o que fazem de bem ou de errado.

Uma boa disciplina requer consistência e que observe os seus filhos atentamente na busca de atitudes positivas e negativas. Não olhe a disciplina como um fardo, mas sim como uma forma de preparar os seus filhos para serem melhores adultos.

O que é a disciplina positiva e como educar um filho seguindo a mesma?

A disciplina positiva ajuda o seu filho a perceber o que precisar de saber para ter sucesso no futuro. A disciplina positiva, ajudará o seu filho ou filha a criar uma maior confiança própria, a relacionar-se melhor com as outras crianças, para além de lhes dar capacidades para tomarem as suas próprias decisões.

Pode utilizar a disciplina positiva para dizer ao seu filho o que este tem feito bem, para que este possa manter esse mesmo comportamento. Também lhe pode dizer o que este fez de mal para que esse mesmo comportamento não se volte a repetir.

Esta é uma das formas de como educar um filho de forma correta e de garantir que situações como a descrita no início do artigo não se voltem a repetir.

1
Deixe um comentário

avatar
0 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

newest oldest most voted