Por que os casais brigam por dinheiro e como parar de vez!

Existem várias razões para acabar uma relacionamento, pondo de parte as óbvias como traição, falta de respeito ou carinho, encontramos as brigas que podem ser também ela por várias razões. Brigar por dinheiro é algo recorrente e difícil de evitar, quando a gestão de dinheiro é feita de forma pouco eficiente ou quando existe falta de comunicação na relação.

Um estudo da Money Magazine, defende que 70% dos casais brigam por dinheiro. É afirmado também que 60% dos casais verifica mais vezes o seu saldo bancário do que as vezes que se rebola debaixo dos lençóis, se é que me entendem. As razões para discussão dividem-se necessariamente em quatro tópicos, sendo eles os seguintes:

Gasto do dinheiro: 55%

Poupanças: 37%

Mentir sobre dinheiro, desapontamento: 27%

Sentir-se excluído das decisões importantes: 11%

Claro que o gasto de dinheiro e a forma como este se gasta, tinha de estar no topo da lista do que gera mais discussões. Nem todos gerimos o dinheiro da mesma forma. Nem todos resistimos a uma sociedade consumista e a tudo o que nos passa diante dos olhos diariamente. Existir uma pessoa mais gastadora do que outra, pode ser, só por si só, motivo de discussão.

Aliado ao gasto do dinheiro está o dinheiro que se poupa ou consegue poupar. Existe quem consiga gerir bem o pouco dinheiro que tem e poupar e existe quem gaste todo o seu dinheiro nos primeiros dias do mês. Discussões sobre esse assunto? Obviamente! É natural que aconteça mesmo por essa razão.

Outro grande problema é mentir sobre os seus gastos e a decepção da descoberta por parte do seu parceiro. Não conversar sobre o assunto e não ser transparente em relação ao dinheiro é um grande problema e causará discussões acesas.

Por último, deixar de parte a sua cara metade de assuntos financeiros importantes e de grandes decisões é um grande erro. Se estão “juntos no mesmo barco”, então terão de comunicar e discutir as coisas. Tomar uma decisão que pode comprometer o futuro de ambos, sem sequer falar com a outra pessoa é um grande erro e causará problemas e discussões sem fim.

Como resolver este problema?

Para resolver este problema você tem de começar por comunicar bastante com a sua cara metade sobre o assunto e falar abertamente sobre todas as coisas. Tem de controlar os seus gastos e perceber se onde gasta o dinheiro é um bom investimento ou apenas um desejo do momento. Controle-se! Faça listas! Defina objetivos. Escreva o que precisa de comprar e o que pode evitar e controle o seu dinheiro todos os meses.

Não compre nada por impulso! Quando pensa que quer comprar algo, para para pensar mais um pouco. Pense se realmente precisa disso e qual o uso que lhe dará. Provavelmente, se você perder tempo com isso, irá perceber que afinal era algo que você não necessita e desistir da compra. Nunca minta em relação a dinheiro. Seja sincero e transparente. Se o gastou, admita que o fez!

Por último, lembre-se que você e a sua cara metade devem ser apenas um. Não tome decisões super importantes a nível financeiro, inteiramente sozinho! Fale com o seu parceiro, discutam e decidam juntos se é o melhor caminho a trilhar ou não.

O método que resulta comigo

O método que resulta comigo é um pouco extremista para muitas pessoas, mas em 6 anos de relacionamento não tive problemas nesse campo! É simples, cada parte do casal tem o seu dinheiro e gere o seu dinheiro. Contas? São divididas e pagas por ambos em quantias iguais. Gastos? Cada um tem o seu, com o seu próprio dinheiro.

Claro que não tem de ser uma coisa completamente fixa, claro que se devem ajudar um ao outro, num mês que algum possa precisar ou ter uma despesa maior. Isso já vai ser tudo uma questão de vocês gerirem à vossa maneira, mas usando este método evitarão muitos problemas.

Se cada um usar o seu dinheiro, mantendo sempre um fundo de emergência (obviamente), já não entrarão em discussões, porque um gastou o dinheiro nisto ou naquilo e o outro não comprou nada. Experimente este método durante uns tempos, se resultar para si tudo bem, se tiver dúvidas basta falar nos comentários. Se tiver métodos diferentes poderá também deixar nos comentários!

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
wpDiscuz