Como aproximar a família no Natal

Todos sabemos o quanto é difícil por vocês aproximar a família. Somos todos seres humanos, com obrigações, com afazeres e nem sempre conseguimos fazer o necessário, para que tenhamos tempo para a nossa família. Sempre se ouviu dizer que a família deverá estar sempre em primeiro lugar, mas a verdade é que isso nem sempre acontece. Cada vez mais é necessário estabelecer prioridades, mas num mundo onde a economia fala cada vez mais alto, acaba por se encontrar o trabalho sempre na primeira posição e no topo das prioridades.

O natal para algumas famílias, poderá ser a única altura do ano onde se reúnem, parte da família ou mesmo toda a família, embora seja mais raro e complicado que isso aconteça. Conseguirmos reunir a família é bastante importante, para manter os laços, a conversa em dia e juntar ainda mais a família. Partilhar espaços, festividades e também afetos, é bastante importante para que isso aconteça.

É importante que consiga aproximar a família no natal, mas que esta não se sinta obrigada a estar presente, isto é, que cada pessoa queira estar naquele local e que isso não seja uma obrigação. Para que possam passar um bom tempo juntos, é necessário que as pessoas tenham um interesse genuíno em estarem juntas. Usar esta época para aproximar a sua família, poderá ser um trunfo nas suas mãos.

aproximar a família no Natal

Façam compras em conjunto

Se tiverem compras de natal para fazer, porque não as fazerem juntos? Pode aproximar-se mais dos seus filhos, da sua mulher ou namorada, etc. A ideia é simples, se têm de fazer as coisas, sempre as podem fazer juntos e assim aproveitar para falarem e até partilharem ideias. Se os seus filhos foram crianças ainda aproveite! Com o tempo eles já não vão querer mais ir ás compras consigo para comprar roubas e afins, só se for para usar o seu cartão claro.

Preparem juntos a festa de natal

Preparar a árvore de natal, as decorações e a comida, não tem de ser um trabalho de uma pessoa só, aliás, deverá ser de toda a família. Se toda a sua família, ou parte dela cooperar, será mais fácil conseguir ter tudo pronto a tempo. Para além disso, conseguirá ter uma festa de natal muito mais divertida e recheada das coisas que ama. Não se esqueça claro de incluir todas as pessoas na refeição e também na festa de natal. Os presentes não são a coisa mais importante!

Mantenham-se em contacto com as pessoas afastadas

A internet é uma coisa muito boa, sempre que bem usada! Se tem pessoas da sua família que por alguma razão estão afastadas, poderá fazer com que estas se sintam mais perto! Utilize o skipe, o chat de vídeo do facebook, o que quiser, mas mantenha-se em contacto com as pessoas que não podem por alguma razão estar presentes nesse dia. Sei que nada substituir a presença física da pessoa, mas poderá de certa forma, fazer com que estas se sintam mais presentes.

Troquem presentes

Eu acredito que o natal se transformou em puro consumismo, mas mesmo assim não posso deixar de dar esta dica. A troca de presentes não tem de ser nada de valioso. Podem ser prendas simples, sobretudo e como sempre digo, prendas úteis! Vale muito mais a pena uma prenda útil que é utilizada todos os dias, do que uma prenda, até cara por vezes, que a outra pessoa não usa e que passa todo o ano encostada a um canto. Percebam primeiro o que as outras pessoas necessitam, antes de decidirem dar uma prenda.

Não esqueçam que o importante é conseguir aproximar a família no natal, é conseguir que se divirtam e que passem um bom bocado. Por vezes as pessoas ofuscam-se tanto com a ideia das prendas que esquecem tudo o resto e o mais importante. Aproveitem os momentos que passam juntos, porque não são todas as famílias que se conseguem manter juntas.

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.