Amigos que deve manter na vida

Depois de ter escrito sobre os amigos que deve largar, chegou a altura de ir ao extremo contrário e escrever sobre os amigos que deve manter na vida. Nos dias que correm parece que se torna cada vez mais difícil confiar nas pessoas, por essa razão, torna-se cada vez mais essencial conseguir perceber quem são realmente os nossos amigos e o que devemos fazer para os conservar. Para além disso e indo de encontro com o tratado no artigo de hoje, perceber quais são as caraterísticas desses mesmos amigos e porque devemos assim pensar em não os perder.

amigos a manter

Os sinceros

A sinceridade deve ser sempre a base de qualquer relação. Todos nós gostamos de pessoas sinceras e transparentes que falam de forma aberta sobre os assuntos. Ninguém gosta de pessoas falsas ou de pessoas que não são capazes de ser sinceras e de dizer o que realmente pensam. Por vezes a verdade pode magoar, mas custa muito mais viver numa mentira certo? Ter um amigo que é sincero connosco, transparente e que não nos guarda segredos ou nos mente é um excelente tesouro e como tal devem preservar quem contenha esta caraterística.

Aqueles que estão lá sempre

Os amigos não servem apenas para os bons momentos, aliás, os verdadeiros amigos conhecem-se nas piores situações. Várias pessoas apenas se preocupam em estar presentes nos bons momentos, nos momentos fáceis e de felicidade, mas quando se trata de momentos difíceis ou que envolvam problemas, estes nunca aparecem. Isso são amigos? Pois claro que não. Amigos que estão presentes nos piores momentos e que fazem tudo para nos apoiar são essenciais e como tal, deverão ser preservados.

Os que sabem ouvir

Já aqui falei antes da importância da comunicação, mas ao mesmo tempo também falei sobre o quão é importante saber ouvir. Existem muitos amigos que falam, falam e falam, mas erram quando se trata de ouvir os outros. Geralmente são pessoas que não deixam intervir a outra pessoa ou a interrompem com frequência. Imaginam o quanto isso pode ser frustrante? O importante, para além de uma pessoa que saiba ter uma conversa decente é também uma pessoa que saiba ouvir. Os amigos servem para desabafar, mas isso é impossível no caso da outra pessoa não ter interesse em ouvir. Amigos que sabem ouvir, são amigos para preservar.

Os que não pensam apenas neles

Existem amigos que não podem ser chamados de amigos porque apenas pensam neles, naquilo que querem e nada mais. Para se ser um bom amigo é necessário pensar também nas outras pessoas, muitas das vezes até, mais do que em nós próprios. Em cada relação o importante é dar sem esperar receber e isso serve para qualquer relação. Não podemos dar algo, porque esperamos receber algo em troca, para além de ser falso, perde todo o significado.

Os que se interessam realmente por nós

Amigos falsos existem muitos. Sabem aqueles que apenas se preocupam connosco ou em sair connosco, quando não têm mais ninguém? É desses que falo. Amigos assim fazem-nos sentir tudo menos importantes. Por outro lado, os bons amigos, passam tempo connosco, preocupam-se e querem estar sempre que possível connosco. A partilha é essencial numa amizade, por isso é bom preservar um amigo que realmente tenha interesse em estar na nossa companhia.

Os que não se perdem com o tempo

As amizades não se devem perder com o tempo. Nem sempre é possível se estar com as pessoas que gostamos, porque a vida dá muitas voltas. As amizades verdadeiras são aquelas em que podem passar meses ou até anos, e que tudo permanece igual no momento do reencontro. As amizades verdadeiras não se perdem. Nem sempre conseguimos estar todo o tempo que queríamos com os nossos amigos, mas devemos fazer o máximo para que isso aconteça. É também importante que seja uma pessoa que não goste de “cobrar” pela sua amizade. Se a outra pessoa não tem tempo para estar consigo, não fique de “trombas” por isso. Aprecie o tempo que passam juntos, porque isso sim é importante.

As amizades devem ser cultivadas, cuidadas e nunca “cobradas”. Devem acontecer de forma natural e cada um deve fazer o máximo para a manter forte e viva. E vocês têm amigos de longa data?

Deixe um comentário

1 Comentário em "Amigos que deve manter na vida"

avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
Deise Silva
Visitante

Aprendi bastante..
telminhabolosetortas.blogspot.com.br

wpDiscuz