Adotando uma atitude positiva

Pensamento positivo é a ideia de que pensando de forma positiva sobre as coisas podemos ter resultados mais positivos na nossa vida.

Imagine que você tenha quebrado a perna e vai ter que ficar um tempo em casa sem poder sair para trabalhar, estudar e fazer suas atividades rotineiras. Alguém que pensa de forma negativa pode começar a ter pensamentos como “Eu sou um desastrado. Como pude fazer isso. Agora vou ter que ficar todo esse tempo sem trabalhar. Isso não podia acontecer. Agora vai dar tudo errado lá na empresa…”.

Se você é assim, comece a abrir espaço para um pensamento mais positivo. Em situações como essa abra os olhos para o que pode acontecer de bom. Você pode pensar “Vai ser bom para ver como o pessoal lá da empresa se virar sem mim. É uma boa oportunidade para ver o desempenho deles. Vou poder aproveitar esse tempo para ler e estudar algumas coisas que fazia tempo que eu queria fazer mas não tinha tempo pra isso.”. Essa é uma forma de enxergar o lado bom da situação.

É importante exercitarmos esse tipo de pensamento nos mais variados momentos da nossa vida. Muito regularmente nos pegamos tendo pensamentos negativos achando que está tudo errado e que nada têm jeito. Não é assim. É tudo uma questão de como você enxerga as coisas. Você pode deixar um pouco o lado negativo e prestar mais atenção no positivo.

Vejamos outro exemplo. Imagine que a empresa em que você trabalha convide-o para ministrar um curso sobre um determinado assunto que você domina. Você fica animado e vai dar o seu primeiro curso. Ao fim das aulas da primeira turma, a organização do evento passa um formulário de avaliação para os participantes e depois lhe informa que as avaliações não foram boas.

Claro ninguém ficaria feliz numa situação dessas. Mas alguém que têm tendência a pensamentos negativos pode supervalorizar a problemática criando pensamentos como “Sou muito ruim. Não sirvo para ser instrutor. Nunca vou conseguir fazer esse tipo de atividade.”.

Não é bem assim. Numa situação como essas pense positivo. Pense como sendo uma oportunidade para você aprender e se desenvolver. Procure adotar pensamentos do tipo “Vou ler os comentários individualmente para ver onde posso melhorar e vou procurar me desenvolver nessas áreas”. Ninguém nasce sabendo andar de bicicleta. É necessário cair e levantar várias vezes até conseguir andar de vez.

Pense nisso e abra a sua mente para a positividade. Ao pensar positivo você muda a forma como você percebe o mundo e como você reage a ele. Muda a forma como você se sente sobre si próprio trazendo mais bem-estar e melhores resultados para sua vida.

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.