A minha filha virou mulher…que faço?

Qualquer mãe ou pai preocupa-se com o crescimento da sua filha. Ao longo do tempo é perfeitamente normal que a sua filha mude de atitudes e que o corpo dela se modifique. O principal que observará no processo da sua filha a tornar-se mulher é o aumento dos seios. Depois crescem os pelos na zona púbica e, 2 anos mais tarde, vem a primeira menstruação. Nessa altura será uma verdadeira fase cheia de surpresas e novidades que a sua filha passará e não deverá manter-se por fora.

A adolescência é uma fase da nossa vida cheia de alterações físicas e emocionais. A sua filha aprenderá mais sobre o seu próprio corpo e começará a adotar novos hábitos, tais como utilizar sutiã e, anos mais tarde, um método anticoncecional como a pílula [Leia: Tudo sobre a contraceção e informações sobre a pílula]. A melhor forma da sua filha encarar este novo momento da sua vida com tranquilidade e segurança é mantendo um diálogo aberto com ela antes da sua primeira menstruação. Compreenda tudo o que envolve essa fase e saiba como lidar com as dúvidas da sua filha. A sua filha virou mulher, por isso o melhor é mesmo seguir as dicas seguintes.

minha filha virou mulher

Esclareça as dúvidas com ajuda médica

Se observa a sua filha crescer, a melhor forma de ajudá-la é esclarecendo todas as suas dúvidas com a ajuda de um especialista profissional. Os ginecologistas são as melhores pessoas para explicar todas as dúvidas sobre métodos contracetivos, como prevenir-se contra doenças sexualmente transmissíveis e todas as alterações que ocorrem no seu corpo. Fale com a sua filha abertamente sobre a possibilidade de ela começar a consultar um.

Curiosidade sobre os homens

A primeira inquietação de uma adolescente é conhecer o corpo também dos rapazes. O desenvolvimento dos homens varia de pessoa para pessoa, ocorrendo a primeira ejaculação perto dos 12 anos durante o sono. Para não assustar ou envergonhar a sua filha, explique-lhe isso de uma forma suave numa conversa formal. É também normal que a sua filha a partir de uma certa idade comece a olhar os rapazes de outra forma, é completamente normal, estará a tornar-se mulher, só precisa de lhe dar os conselhos certos.

Comparação com as amigas

A primeira menstruação ocorre entre os 9 e os 16 anos. Mas é importante dizer-lhe que nem todos os ciclos menstruais são regulares. Com estas idades, caso a sua filha ainda não tenha a menstruação e as suas amigas comecem a ter, geram-se dúvidas e angústias. Converse calmamente com a sua filha e explique que não existe nada de errada com ela. O seu tempo irá chegar e cada mulher tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. A puberdade não tem um período exato.

Mostre que está disponível

É normal que nestas idades a sua filha desabafe mais com as suas amigas do que consigo. Irá sentir-se mais à vontade com elas e por isso estará mais apta a desabafar. Mesmo assim isso não tem de ser regra. Se tiver uma boa relação com a sua filha e sempre lhe tiver mostrado que pode estar à consigo então conseguirá que ela desabafe consigo.

A sua filha virar mulher não tem de ser uma tempestade num copo de água, lembre-se que você também passou por isso e superou. Lembre-se como foi na sua idade! Lembre-se também de dar sempre o melhor à sua filha e também o seu apoio.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
wpDiscuz