A importância da comunicação numa relação

Nos dias que correm somos quase que “cercados pela comunicação”. Não podemos simplesmente negá-la. Não podemos fingir que não existe e que não é uma das armas mais uteis da nossa sociedade. Negá-la seria voltar aos tempos primitivos onde os gestos substituíam a palavra e onde a comunicação, propriamente dita, era quase inexistente.

O Homem como ser racional está suposto que tenha o conhecimento de como resolver os problemas usando a comunicação e o mesmo se aplica quando falamos numa relação amorosa. Numa notícia do Jornal de Notícias pôde ler “as mulheres apontam a ausência de comunicação no casal como o principal motivo para pedirem o divórcio, revela um estudo da Universidade do Minho”, superando a falta de amor, infidelidade e até a violência física! Mas não estarão todos estes problemas relacionados?

importância da comunicação numa relação

A importância da comunicação numa relação

Podemos dizer que a comunicação é a base de qualquer relação e a única forma de construir uma relação saudável. A comunicação é como o cimento que liga as mais variadas peças e as faz ser uma ligação coesa, que não parte com facilidade. O problema é que por vezes as pessoas esquecem-se da importância da comunicação nas relações que estabelecem, esquecem-se que é necessário comunicarem com o parceiro para que o possam compreender melhor e evitar discussões desnecessárias que por vezes levam ao fim de uma relação.

Uma boa comunicação leva a um bom entendimento entre o casal e contribuí assim para o desenvolvimento de uma melhor relação e sobretudo uma relação mais saudável. Quanto mais comunicar, mais as coisas se tornarão claras entre ambos e estabelecerá uma relação de proximidade com bastante mais facilidade. Quando está numa relação, seja ela namoro ou casamento, deve sempre dar espaço ao seu parceiro. Deve pensar em si, nas suas atividades e interesses e na sua forma de agir com o seu parceiro. No casamento as pessoas tendem a depender bastante do parceiro e existem tempos de tensão, em que se discute por vezes por coisas inúteis. Aí surgem os problemas que a estatística apontou no início do artigo.

As pessoas preferem muitas vezes, apontar o dedo de forma crítica ao invés de se sentarem e discutirem de forma aberta os problemas. A comunicação não significa que devem apenas discutir os vossos erros, trata-se sobretudo de conseguir ajudar o outro e percebê-lo ao ponto de este se sentir apoiado ao longo da relação, ao longo de todos os altos e baixos que esta poderá ter.

A comunicação é também conseguir ouvir o que o seu parceiro tem para dizer. Um bom ouvinte encoraja a outra pessoa a falar e geralmente é sempre alguém com quem nos sentimos bem para desabafar. Basta este simples gesto de saber ouvir, para mostrar que presta atenção ao seu parceiro. A comunicação no casamento e em qualquer outra relação espera-se que seja aberta, sincera, e sobretudo que não seja com intenção de julgar a outra pessoa, mas sim de a compreender. Estabelecer uma comunicação eficiente não tem de ser complicado, basta um pouco de paciência e também desejo que isso aconteça. Uma comunicação eficiente será responsável por uma melhor relação a todos os níveis.

O que a comunicação mudará na sua relação

 

Saber o que esperar

Se o seu parceiro falar sobre aquilo que espera e deseja da relação consigo, saberá mais facilmente o que esperar da parte dele e também da relação. O mesmo não acontece se este for bastante fechado em relação aos seus sentimentos e desejos. Ao saber o que esperar, poderá adaptar-se de melhor forma, sem ter de exigir mais de si e sem ter a missão desgastante de procurar desvendar os desejos da outra pessoa.

Melhor compreensão

Por vezes fala-se em incompatibilidade entre pessoas, mas eu diria que a maioria das relações não acaba por incompatibilidade, mas sim, por falta de compreensão ou até vontade de compreender o outro. Para uma melhor compreensão para além de comunicar, é necessário saber ouvir. E a arte de bem ouvir é algo que se treina e que se consegue com paciência e entrega à outra pessoa.

Ligação mais estreita

Uma comunicação mais acesa fará igualmente que consiga ter uma ligação mais estreita com o seu parceiro. Sou defensor que nem uma vida é suficiente para nos conhecermos a nós próprios, quanto mais se falarmos de uma outra pessoa. A comunicação é essencial para este processo. A troca de ideias deve estar sempre presente, enquanto que uma relação mais estreita, trará uma relação mais satisfatória a todos os níveis.

Menos discussões

As discussões surgem na sua maioria por falta de compreensão, de comunicação e pouca paciência em tentar perceber pontos de vista diferentes do nosso. Saber ouvir e saber falar é crucial para diminuir o número de discussões que por vezes não têm qualquer fundamento. A nossa dica é que nunca deixe para o dia seguinte um problema, isto é, resolva as coisas no próprio dia, caso contrário só estará a piorar a sua relação e maiores serão as consequências dessa mesma discussão.

Melhores relações sexuais

Transmitindo os seus desejos e fantasias, tornar-se-á mais fácil para o seu companheiro de as procurar realizar. Sendo assim a comunicação poderá fazer de si uma mulher mais satisfeita e realizada a nível íntimo. O mesmo se irá passar com o seu parceiro.

Esperamos que com este artigo tenha percebido o quanto é crucial praticar uma boa comunicação na sua relação e com as pessoas que ama. Não se esqueça que a falta de comunicação é o problema que mais afasta os casais. Não caia neste problema.

Deixe um comentário

5 Comentários em "A importância da comunicação numa relação"

avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
Marta Sousa Freitas
Visitante

Pois é. Outras passam a vida a falar mas não comunicam.

marta Sousa Freitas
Visitante

Excelente artigo…Mas as pessoas não perdem tempo a comunicar.

JC
Visitante

Bom artigo, apesar de achar que as vezes é complicado comunicar com as mulher (heheh)

wpDiscuz