8 dicas de decoração para quarto de casal

Pode parecer simples mas a oportunidade de mudar a decoração de uma divisão da nossa casa não surge todos os dias e por isso, na hora de escolher é preciso pensar bem e tomar decisões que por vezes podem afetar a forma como nos sentimos na nossa própria casa. Um ambiente agradável para ambos é fulcral para que se sintam bem a dois, especialmente no quarto, que é uma divisão tão íntima e especial.

Está a pensar mudar de casa e não sabe como decorar o seu quarto de casal? Precisa de uma renovação e está sem ideias? Continue a ler este artigo e descubra algumas dicas para decoração do quarto de casal, inspiradas no bem-estar de ambos.

Dicas para decoração do quarto de casal

1 – Cores para ambos

Pode parecer um pouco básico mas acredite, há muita gente que se esquece do seu parceiro na hora de escolher as cores. Desde o mobiliário à pintura das paredes é importante pensar no gosto de ambos na hora de fazer a sua escolha. Já imaginou a cara do seu parceiro ao entrar no quarto e ver uma decoração cor de rosa? Ou gostava que fosse tudo ao gosto apenas dele? Pois é nisso que deve pensar.

Para a escolha das cores é importante uma conversa a dois, mesmo que seja apenas um de vós que esteja a comando dessa mudança, peça uma opinião ou mostre uma série de tons que gosta, para que a outra pessoa ajude a decidir. Para a mobília, pode aproveitar e fazer um passeio a dois, reservando uma tarde para escolher, ver catálogos e perceber um pouco sobre o gosto da outra pessoa, podendo assim conjugar com o seu na hora de tomar a decisão final.

2 – Ambiente iluminado

É mais importante do que parece e vai sem dúvida melhorar a qualidade de vida dentro desse espaço. Um ambiente iluminado tem a capacidade de nos fazer sentir mais confortáveis e felizes.

Desde a iluminação natural, fornecida por janelas até à iluminação artificial, com candeeiros e outras luzes, escolha a para a decoração do seu quarto pequenos pormenores que lhe possam fornecer uma luz calma para a noite e uma boa luminosidade durante o dia. A luz natural é sem dúvida uma fonte de vitalidade e se a puder aproveitar, ainda melhor!

Iluminação indireta – Proporciona um ambiente mais calmo e intimista e pode ser conseguida com tiras de luzes LED ou sendo colocados focos de luz que não incidam diretamente no espaço do quarto.

Iluminação direta – Dão destaque e deixam o espaço mais claro, numa espécie de simulação da luz natural. Pode ser conseguida por candeeiros e luzes de parede.

Iluminação de destaque – Também é uma opção interessante que serve para dar destaque a objetos como quadros ou móveis, podendo ajudar não só na iluminação como na decoração do espaço.

Iluminação de orientação – Como o próprio nome indica serve para nos guiar em ambientes escuros e é geralmente colocada em rodapé em corredores, escadas. Serve e fica muito bem em closets ou ao redor da cama.

Iluminação de tarefa – É utilizada para ajudar em atividades como leitura ou computador e é uma iluminação que pede uma luz forte e difusa, para incluir uma área maior.

3 – Respeite o espaço individual

Essencial para que ambos se sintam bem e que sintam que o espaço pertence de igual forma a ambos, o respeito do espaço pessoal é sem dúvida um dos fatores a não esquecer na hora de decoração e criação do quarto de casal. Esta situação engloba o espaço de arrumações de ambos e até o espaço de convívio. O quarto não serve só para dormir e por vezes serve também para momentos de conforto e de atividades de lazer, como ler um livro, ver televisão ou estar no computador. É importante que cada pessoa do casal tenha o seu espaço e que esse seja respeitado.

Existem também espaços que podem ser partilhados, como por exemplo, uma poltrona de leitura ou uma mesa de apoio para estar no computador. Todos estes elementos vão criar uma ligação e sensação de partilha para o casal.

4 – Toques de sensualidade

O quarto é sem dúvida o lugar da intimidade entre os dois e isso deve ser levado em consideração na hora de escolher a decoração do quarto de casal. Pequenos elementos decorativos como velas, quadros e outros pequenos pormenores podem tornar um quarto confortável para dormir num autêntico lugar de prazer e luxúria. Se pode criar ambos os ambientes, porque não investir nos elementos corretos?

Dica: Utilize iluminação quente e velas coloridas nos momentos de descontração a dois. Use aromas envolventes como incenso e até flores… quem consegue resistir a umas rosas vermelhas?

5 – Peça-lhe opiniões

Como já foi dito anteriormente e é de extrema importância: Mesmo que a tarefa seja executada e planeada por si, peça sempre opinião ao seu parceiro na hora de escolher os elementos principais da decoração do vosso quarto. Desde o mobiliário, à iluminação passando também por elementos decorativos como quadros, é importante saber o que a outra pessoa pensa da nossa escolha e acima de tudo, que tenha também algum poder de decisão.

6 – Roupa de cama confortável

Porque dormir é o mais importante é imprescindível que escolha uma roupa de cama não só bonita, para embelezar o espaço, mas também confortável para que as noites sejam calmas e relaxantes. A roupa de cama, desde lençóis ao edredão devem ser pensadas para ser leves, quentes ou frescas, dependendo da altura do ano. O importante é não sentir a roupa de cama muito pesada ou que dificulte na hora de se mexer na cama. Tecidos leves, como edredão de penas, proporcionam conforto e acredite, vai fazer diferença na hora de dormir.

Relativamente à estética, opte por cores que combinam com a restante decoração, como cortinados e cores neutras. Evite padrões exagerados ou florais, que podem dar um ar antiquado ao espaço. Procure conjugar o minimalismo com a modernidade, acrescentando sempre o seu toque pessoal para que o espaço seja 100% a vosso gosto.

7 – O quarto não é só para dormir

É verdade, o quarto não serve só para dormir e por isso pode (e deve) investir em outros elementos que podem transformar o seu quarto numa área de lazer intimista. Sugerimos que invista em peças como um cadeirão, mesa de apoio ou secretária e até uma pequena estante para livros, desta forma pode aproveitar o seu quarto, estando sozinha ou acompanhada, para atividades como leitura e tempos livres.

Mais ainda, se gosta de pintar coloque um cavalete com telas e uma mesa de apoio e inpire-se na sua cara metade para criar belas obras de arte. Se gosta de videojogos, porque não colocar a consola no quarto e passar uma boa tarde a dois? O limite é a sua imaginação!

8 – Pequenos pormenores contam!

Fechamos com o mais importante: os pequenos pormenores. A decoração é feita de isso mesmo e por isso vamos dar a conhecer uma série de pequenos detalhes que podem fazer a diferença na hora de escolher a sua decoração para quarto de casal:

Almofadas – São muito importantes e trazem não só beleza, mas também conforto!

Espelhos – Não servem só para a vaidade, os espelhos podem ser elementos decorativos muito bonitos!

Papel de parede – Dos mais variados padrões e cores, é aconselhado apenas numa parede para não tornar o ambiente pesado e exagerado

Luzes de decoração – De vários formatos como bolas, corações ou até mini-lâmpadas, pode dar um toque descontraído ao quarto

Molduras e porta retratos – Escolha fotografias de momentos felizes para dar um toque personalizado

Natureza – Plantas e flores que podem dar um toque mais fresco ao espaço

Estas são algumas ideias que pode ter em conta na hora de escolher a decoração para o seu quarto de casal! Alguma ideia extra? Partilhe nos comentários!

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.