5 Tipos de amizade: Descubra quem são os seus amigos

Que existem vários tipos de amigos já todos sabemos… Mas saberá quais são os seus tipos de amigos e qual tipo de amigo você é? Para que possa conhecer estas diferenças há que saber distinguir uma amizade de uma simples relação de convívio.

Uma amizade pressupõe um laço entre duas pessoas que partilham várias coisas em comum, sobretudo o gosto de conviver uma com a outra. Os tipos de amizade descrevem as características e o tipo de relação que ambos têm, assim como o papel de ambos nesse mesmo relacionamento.

Os 5 tipos de amigos mais comuns

  • Amigos de confiança – São aqueles amigos com quem partilha tudo sobre a sua vida e a quem recorre caso necessite de uma ajuda, de um conselho ou de um ombro amigo. Dentro desta categoria estão alguns amigos de infância ou até aquele amigo que sabe que pode contar para rigorosamente tudo. São sem dúvida o tipo de amigos que mais deve preservar e nutrir a relação. Passe algum tempo com estes amigos e verá que vai sentir-se muito mais feliz em todos os aspetos da sua vida.
  • Amigos por conveniência – São aqueles amigos que mantém por ter uma relação de negócios ou outras situações formais. Jantares de amigos da empresa, de parceiros de negócios… De facto podemos até considerar que essas pessoas são nossas amigas, mas a amizade está restrita a alguns aspectos, não sendo de todo o tipo de pessoa com quem partilha momentos mais íntimos da sua vida. Este tipo de amizades são importantes, mas devem ser mantidas com consciência pois não deve cruzar a linha de confiança. Mantenha algumas coisas para si quando está junto a estes amigos.
  • Amigos superficiais – À semelhança dos amigos por conveniência, este tipo de amizades também pressupõe alguma salvaguarda, nomeadamente no que diz respeito a questões de foro privado. Este tipo de amigos poderá acompanhá-lo frequentemente em festas e outros eventos e será sobretudo alguém que está perto de si em momentos de diversão e de lazer. A falta de intimidade faz com que sejam isso mesmo: Superficiais… E não é por isso que não são importantes!

Veja tambem:
Motivos que levam ao fim de uma amizade
Tipos de amizade que deve manter na sua vida
5 Dicas para melhorar uma amizade

  • Amigos casuais – Estas amizades estão consigo durante muito tempo, mas não em todos os momentos. São compostas por amigos de outras pessoas, que acabam por se tornar seus amigos também. Até poderá ter alguma confiança com essa pessoa, mas deve ter em consideração que a pessoa não estará disponível a qualquer momento para si. Poderão estar presentes em situações sociais ou até em eventos familiares. A sua proximidade é muita mas não é constante.
  • Amigos íntimos – São aqueles amigos em quem confia tudo e a quem conta tudo. Recorre várias vezes a eles para ajudar em questões do foro privado ou até para desabafar. Amigos íntimos são como família e entram em todas as situações na sua vida. Também são amigos para preservar para o futuro.

Estes são alguns tipos de amizades e as suas características. Que tipo de amigo é você? Deixe-nos a sua opinião nos comentários!

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.