5 razões para esquecer o passado de vez!

Existem dois grupos de pessoas: aquelas que sabem lidar com o passado e as outras para as quais o passado é algo pouco saudável e difícil de lidar. Em que extremo se encontra? O seu passado pode atrasar a sua vida, magoá-la no presente e ainda pior arruinar o seu futuro. O problema das pessoas é que embora tenham noção disso não o conseguem evitar e acabam por se prender em pensamentos do passado.

O passado é importante porque podemos aprender bastante com ele, mas não nos devemos prender no mesmo. É necessário saber “arrumar as gavetas” na nossa cabeça, seguir em frente e esquecer o passado de vez! Não existe outra forma de poder aproveitar o presente e construir o futuro do que essa. Conheça então 5 boas razões para esquecer o passado de vez.

esquecer o passado de vez

Pela sua saúde mental!

Ninguém pode viver bem mentalmente se vive preso no passado. Quando pensamos demasiado no passado tendemos a ir buscar as coisas negativas e a descartar as positivas, quando deveria ser precisamente o contrário. Todos sabemos que os pensamentos negativos alteram a nossa auto-estima, destroem a nossa confiança e tornam-nos mais fracos no presente. Existem ainda doenças mais graves associadas a essa prática como o stress crónico, a ansiedade, depressão, insónia, obesidade e anorexia. Problemas muito graves não acha? É altura de começar a colocar o seu passado atrás das costas!

Leia também – Melhorar baixa auto-estima e Criar um maior amor próprio

Para não perder oportunidades fantásticas

A vida está cheia de oportunidades que basicamente nos vão levar a um caminho diferente todos os dias, à medida que construímos o caminho da nossa vida que é constituído por inúmeras decisões. Sempre que você se esconde no passado está a perder oportunidades no presente. Se você perdeu o seu emprego aprenda com os seus erros e siga em frente. Se o seu namorado a deixou siga com a sua vida. Não é saudável uma pessoa ficar presa durante muito tempo a um acontecimento passado. Enquanto você pode estar a queixar-se da sua vida miserável estará certamente a perder a oportunidade de conseguir um novo emprego ou um novo namorado. Lembre-se que é a falhar que aprendemos. Aprenda a não errar novamente e siga com a sua vida.

Porque não o consegue mudar

As pessoas tendem a preocupar-se bastante com coisas que não podem mudar e depois acabam stressadas e ansiosas. O pensamento de “quem me dera ter feito isto de forma diferente”, não a levará a lado nenhum porque não existe nada que você possa fazer agora. As máquinas do tempo só existem nos filmes, na realidade tudo se trata de oportunidades perdidas e definição de novos caminhos. Se você não pode mudar o passado porque razão passar tanto tempo a martirizar-se com isso? A única coisa que pode e deve fazer é aceitá-lo, aprender com ele e seguir em frente. Também poderá pedir desculpas se fez algo de mal, mas nada além disso. Perdoe-se a si e aos outros! Não desperdice mais tempo do seu presente presa no seu passado.

Leia também – Esquecer o passado

Para não estragar a sua relação

A sua relação está no presente e o seu namorado não é de todo igual aos seus ex-namorados. Nunca venha com a história de “o meu namorado era igual a ti”, isto e aquilo. Aliás, se quer manter a sua relação é importante que nunca compare o seu parceiro a ex companheiros. O passado está no passado e é lá que deve ficar. Se você sofreu no passado não tem de se repetir o mesmo no futuro, mas se você acreditar que vai acontecer acontecerá mesmo. É isso que quer? Provavelmente não! Então trate de limpar a sua mente e viver a sua relação presente sem comparações nem flashes do passado. Todos nós temos um passado amoroso, não julgue a outra pessoa por isso.

Leia também – Esquecer o passado do namorado

Porque está a desperdiçar a sua vida

Se já percebeu que não pode mudar o seu passado, que viver nele poderá fazer mal à sua saúde, destruir a sua relação e fazê-la perder oportunidades, porque razão não esquece o passado de vez? Ninguém sabe quantos anos vamos viver, por isso devemos viver sempre como se fosse o nosso último dia, porque algum dia vamos mesmo acertar. Por nunca sabermos como será o futuro é importante que vivamos ao máximo o nosso presente, que lutemos pelos nossos sonhos, que estejamos com as pessoas que amamos e que façamos cada segundo valer a pena!

Cada segundo que você desperdiça a pensar no passado é um segundo que perde no presente.

Aproveite o que há de aproveitar do passado, aprenda com isso e foque-se no seu presente e em construir o seu futuro. A sua vida irá melhorar certamente se você se livrar de todas as coisas que o fazem sentir-se mal. Foque o seu pensamento no que realmente importante que é você e o seu presente!

Deixe um comentário

2 Comentários em "5 razões para esquecer o passado de vez!"

avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
Bruno
Visitante

Excelente!!! 😀 Muito obrigado por esse texto magnífico.

wpDiscuz