5 razões para esquecer o passado de vez!

Existem dois grupos de pessoas: aquelas que sabem lidar com o passado e as outras para as quais o passado é algo pouco saudável e difícil de lidar. Em que extremo se encontra? O seu passado pode atrasar a sua vida, magoá-la no presente e ainda pior arruinar o seu futuro. O problema das pessoas é que embora tenham noção disso não o conseguem evitar e acabam por se prender em pensamentos do passado.

O passado é importante porque podemos aprender bastante com ele, mas não nos devemos prender no mesmo. É necessário saber “arrumar as gavetas” na nossa cabeça, seguir em frente e esquecer o passado de vez! Não existe outra forma de poder aproveitar o presente e construir o futuro do que essa. Conheça então 5 boas razões para esquecer o passado de vez.

esquecer o passado de vez

Pela sua saúde mental!

Ninguém pode viver bem mentalmente se vive preso no passado. Quando pensamos demasiado no passado tendemos a ir buscar as coisas negativas e a descartar as positivas, quando deveria ser precisamente o contrário. Todos sabemos que os pensamentos negativos alteram a nossa auto-estima, destroem a nossa confiança e tornam-nos mais fracos no presente. Existem ainda doenças mais graves associadas a essa prática como o stress crónico, a ansiedade, depressão, insónia, obesidade e anorexia. Problemas muito graves não acha? É altura de começar a colocar o seu passado atrás das costas!

Leia também – Melhorar baixa auto-estima e Criar um maior amor próprio

Para não perder oportunidades fantásticas

A vida está cheia de oportunidades que basicamente nos vão levar a um caminho diferente todos os dias, à medida que construímos o caminho da nossa vida que é constituído por inúmeras decisões. Sempre que você se esconde no passado está a perder oportunidades no presente. Se você perdeu o seu emprego aprenda com os seus erros e siga em frente. Se o seu namorado a deixou siga com a sua vida. Não é saudável uma pessoa ficar presa durante muito tempo a um acontecimento passado. Enquanto você pode estar a queixar-se da sua vida miserável estará certamente a perder a oportunidade de conseguir um novo emprego ou um novo namorado. Lembre-se que é a falhar que aprendemos. Aprenda a não errar novamente e siga com a sua vida.

Porque não o consegue mudar

As pessoas tendem a preocupar-se bastante com coisas que não podem mudar e depois acabam stressadas e ansiosas. O pensamento de “quem me dera ter feito isto de forma diferente”, não a levará a lado nenhum porque não existe nada que você possa fazer agora. As máquinas do tempo só existem nos filmes, na realidade tudo se trata de oportunidades perdidas e definição de novos caminhos. Se você não pode mudar o passado porque razão passar tanto tempo a martirizar-se com isso? A única coisa que pode e deve fazer é aceitá-lo, aprender com ele e seguir em frente. Também poderá pedir desculpas se fez algo de mal, mas nada além disso. Perdoe-se a si e aos outros! Não desperdice mais tempo do seu presente presa no seu passado.

Leia também – Esquecer o passado

Para não estragar a sua relação

A sua relação está no presente e o seu namorado não é de todo igual aos seus ex-namorados. Nunca venha com a história de “o meu namorado era igual a ti”, isto e aquilo. Aliás, se quer manter a sua relação é importante que nunca compare o seu parceiro a ex companheiros. O passado está no passado e é lá que deve ficar. Se você sofreu no passado não tem de se repetir o mesmo no futuro, mas se você acreditar que vai acontecer acontecerá mesmo. É isso que quer? Provavelmente não! Então trate de limpar a sua mente e viver a sua relação presente sem comparações nem flashes do passado. Todos nós temos um passado amoroso, não julgue a outra pessoa por isso.

Leia também – Esquecer o passado do namorado

Porque está a desperdiçar a sua vida

Se já percebeu que não pode mudar o seu passado, que viver nele poderá fazer mal à sua saúde, destruir a sua relação e fazê-la perder oportunidades, porque razão não esquece o passado de vez? Ninguém sabe quantos anos vamos viver, por isso devemos viver sempre como se fosse o nosso último dia, porque algum dia vamos mesmo acertar. Por nunca sabermos como será o futuro é importante que vivamos ao máximo o nosso presente, que lutemos pelos nossos sonhos, que estejamos com as pessoas que amamos e que façamos cada segundo valer a pena!

Cada segundo que você desperdiça a pensar no passado é um segundo que perde no presente.

Aproveite o que há de aproveitar do passado, aprenda com isso e foque-se no seu presente e em construir o seu futuro. A sua vida irá melhorar certamente se você se livrar de todas as coisas que o fazem sentir-se mal. Foque o seu pensamento no que realmente importante que é você e o seu presente!

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

3
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Léo da SilvaEusébio CustódioBruno Recent comment authors

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

newest oldest most voted
Léo da Silva
Visitante
Léo da Silva

BOm dia

Estou passando por um momento dificil, de perdas não só de relacionamento, mas financeiro, relacionamento em família, etc. Estou preso até hoje desde 2017 lutando pra sair da depressão e solidão. Perdi empregos e oportunidades por causa disso. Me identifiquei muito com este artigo. Estou em remédios e terapias, mas preciso mudar, pois já tenho 44 anos.

Abraço

Leo

Bruno
Visitante
Bruno

Excelente!!! 😀 Muito obrigado por esse texto magnífico.