5 razões para acreditar em si

Confia em si? Acredita que consegue fazer coisas sem a ajuda dos outros e coisas bem feitas? Estas são perguntas que deverá conseguir responder e que ajudarão a perceber se é uma pessoa confiante nas suas capacidades ou se tem baixa auto-estima. A falta de auto-estima poderá ser um grande problema, tanto para si, como nas suas relações com as outras pessoas. Uma pessoa com baixa auto estima, irá ser sempre o coitadinho de todas as histórias e nem todas as pessoas gostam de coitadinhos…

Para além disso se for uma pessoa com pouca confiança em si próprio, acabará pode ver os sonhos e as oportunidades à sua frente e nunca terá coragem de as agarrar! É esse tipo de pessoa que quer ser? Aquela que se queixa de tudo, que pensa que Deus lhe deu esse destino, que não acredita na sorte, que não luta por nada e que espera que as coisas mudem? É esse tipo de pessoa que vai querer ser?

O ego exagerado também não bem a ninguém, mas é necessário conseguir encontrar um meio termo!  Se encarar a vida de cabeça baixa só irá ter problemas. Já vi relações acabarem porque uma pessoa do casal, se encontrava sempre triste e de cabeça baixa. Não é fácil viver com uma pessoa assim, muito menos conversar ou qualquer coisa do género. Para combater esse problema hoje trazemos 5 razões para acreditar em si!

razões para acreditar em si

Enfrentar momentos difíceis

Se enfrentar os momentos difíceis da sua vida com pessimismo, o que irá acontecer é que estes se tornarão ainda mais complicados. Irá sempre encontrar razões para afirmar que a situação está ainda pior do que na realidade esta se encontra. Por outro lado, se apresentar um pensamento positivo, conseguirá ver a situação com mais calma, por as coisas em cima da mesa e descobrir a solução para as mesmas. Costumam sempre dizer que se pensarmos de forma positiva, coisas positivas começam a acontecer. Porque será? Porque é o que iremos procurar! Se continuar a dar energia aos seus pensamentos positivos, eles irão repetir-se e intensificarem-se.

Se não acreditar em si, quem o fará?

A verdade é que por mais que os outros acreditem em si, se você não acreditar nada terá valor. Acreditar em nós mesmos é importante não só para a auto-estima como também para a forma como conduzimos a nossa vida. Este é o primeiro passo e o único que tem que ser feito em primeiro lugar. Acredite em si e os outros acreditarão também. Se não acreditar em si, não espere que os outros o façam.

Explorar novas oportunidades

Se acreditar em si, irá também acreditar nas suas capacidades e procurar fazer novas coisas. Não irá ter medo de sair da sua zona de conforto e de experimentar novas coisas na sua vida. Com essas experimentações, irão surgir igualmente novas oportunidades para a sua vida, novas amizades, novas experiências. Ao ser confiante e não pessimista, poderá mudar a sua vida, porque não terá medo do falhanço, porque sabe que depois de cair, só terá de se levantar e tentar de novo, aprendendo com aquilo que não deu certo. Se por outro lado for pessimista e não tiver auto-estima, o que irá acontecer é que terá sempre medo de experimentar coisas novas e ficará sempre pé atrás para novas oportunidades.

Desenvolver melhores relações

Já falei das relações e do efeito de uma pessoa pessimista na mesma. Uma pessoa pessimista, geralmente é uma pessoa sem objetivos ou se os tem, pensa sempre que nunca os irá realizar. Porque razão então estabelece-los? Para além disso, são pessoas pouco ativas, não arriscam, têm medo de falhar e muitas vezes nem chegam a tentar. Qual é o entusiasmo de viver com uma pessoa assim. Para além disso tendem a ser pessoas com uma baixa auto-estima, como tal, em encontros são pessoas que se vão achar a pior pessoa do mundo, mesmo que sejam excelentes! Volto a repetir, que nem todas as pessoas gostam ou conseguem “aturar” coitadinhos, por isso, talvez seja a altura certa para mudar a sua atitude.

Estabelecer objetivos

Estabeleça objetivos para a sua vida de forma a conseguir acreditar e si. As metas (e sobretudo alcançá-las) é um marco muito importante para que comece a reconhecer e a acreditar nas suas capacidades. Comece por estabelecer objetivos pequenos e não sonhe demasiado alto. Não se pode começar a construir nada pelo teto, por isso defina prioridades e acredite em si, o resto acontece por si mesmo…

Estas são as nossas razões para acreditar mais em si. Só depende de si! Mudar a forma como pensa, pode ser complicada, mas apoie-se nas pessoas que o poderão ajudar a mudar essa atitude derrotista.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
wpDiscuz