4 Motivos pelos quais não consegue se apaixonar

Por vezes sentimos que o amor e a paixão apenas batem à porta dos outros mas saiba desde já que não é bem assim. É perfeitamente normal que não seja fácil apaixonar-se por alguém, até porque a paixão implica um nível de relacionamento elevado, que não conseguimos com qualquer pessoa. A dificuldade em apaixonar-se tem vários motivos e todos eles são válidos.

É importante ressalvar que ninguém tem que estar sempre apaixonado e acima de tudo, não pode nem deve obrigar-se a estar num relacionamento sem sentimentos ou no qual não esteja 100% confortável, feliz e apaixonada. No artigo de hoje vamos dar a conhecer 4 motivos pelos quais não consegue se apaixonar e perceber melhor o que pode fazer para deixar o amor entrar no seu coração.

Porque não me consigo apaixonar?

  • Não se permite – Este é o primeiro e o mais importante dos pontos. O facto de não se permitir ao amor faz com que se feche, com que não consiga conhecer pessoas nem dar-se a conhecer aos outros. Esta situação pode vir de algum trauma ou algum outro fator que a faça ter este comportamento de rejeição. Lute contra este mal e permita-se conhecer pessoas novas, sair para novos lugares e ter novas experiências. O resto virá por acréscimo.

Veja também: Solteira aos 30 – Que fazer?

  • Tem coisas mal resolvidas – Se tem coisas por resolver, resolva mas não se apaixone primeiro. Isto porque o facto de termos coisas mal resolvidas pode fazer com que por um lado procuremos o amor por desespero, medo de estar sozinhos, entre outros. Por outro lado pode também impedir que se apaixone verdadeiramente. Sejam problemas internos ou até situações de relações passadas, resolva tudo para que possa ter um bom recomeço.
  • A importância da autoestima – É realmente importante que dê valor a si mesma nestes momentos. Cuide de si e da sua autoestima para que possa conhecer o amor de uma forma como nunca o viu. Para tal cultive o amor próprio e conheça-se muito bem, só assim se pode dar a conhecer da melhor forma.

Veja também: Dicas para aumentar a autoestima

  • Simplesmente não encontrou a pessoal ideal – Sim, pode ser simplesmente isso, o facto de ainda não ter encontrado o amor da sua vida e alguém que lhe desperte essa paixão. Deixe fluir e permita-se, só desta forma o amor vai entrar no seu coração.

O que fazer para me apaixonar?

Como já foi referido nos tópicos anteriores, antes de mais deve conhecer-se bem, trabalhar na sua autoestima e mimar-se a si mesma. Depois do amor por si estar revigorado chegou a hora de partir para o desconhecido. Não crie esperanças, não estabeleça metas nem objetivos – O amor não é uma competição nem um desafio, é um sentimento. Leve o seu tempo, invista em si, nas suas relações familiares e amizades, para que possa socializar da melhor forma.

Não se foque demasiado em conseguir um companheiro ou em apaixonar-se rapidamente e seja você mesma, nada melhor que começar algo com a maior transparência possível. Saia, conheça novas pessoas, experimente coisas novas. Quem sabe essas experiências não possam dar-lhe frutos. O melhor está para vir.

Sem um amor não vive ninguém. Pode ser um amor sem razão, sem morada, sem nome sequer. Mas tem de ser um amor. Não tem de ser lindo, impossível, inaugural. Apenas tem de ser verdadeiro.

Miguel Esteves Cardoso

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.