10 Dicas para impressionar os sogros

A ideia de conhecer os sogros pode parecer um pouco assustadora, não só porque são os pais do nosso parceiro mas também porque a relação pode ter pouco tempo e a segurança ainda não está bem sólida. Neste artigo vamos dar algumas dicas para impressionar os sogros e sair bem na “fotografia”. O objetivo é uma boa relação inicial, de forma a evitar constrangimentos a nível pessoal e na relação a dois.

impressionar os sogros

Segue-se uma lista de exemplos com 10 dicas para impressionar os sogros logo à primeira visita.

1 – Faça o seu “trabalho de casa”

Conhecer os sogros pode ser complicado, especialmente para os mais tímidos, especialmente os que têm dificuldades em relacionar-se bem à primeira com novas pessoas. Mas deve encara como isso mesmo, novas pessoas que está a conhecer e que com certeza terá muito tempo para lidar e conviver. Fazer o trabalho de casa é importante, para além de se saber os nomes, onde moram e o que fazem, questionar o seu parceiro sobre o que eles gostam também é excelente, de forma a saber sobre o que falar no caso de falar assunto. Descubra passatempos, gostos e interesses dos seus sogros e só aí já existe a possibilidade de os surpreender.

2 – Seja pontual

A pontualidade é inquestionável na hora de impressionar os sogros. Marcar um encontro e não comparecer à hora certa, para além de mostrar pouca educação, mostra também que o plano não é desejado ou que está pouco interessada no encontro. O ideal é mesmo chegar à hora combinada, desta forma irá mostrar interesse e a primeira impressão sairá perfeita!

3 – Mostre quem é

Não tenha medo de falar de si nem de expor uma opinião contrária à dos seus sogros. Falar de si vai estreitar os laços de intimidade e segurança, ao mesmo tempo que vão permitir com que os seus sogros matem alguma da curiosidade que vão ter. Outra questão passa pela honestidade e transparência numa discussão sobre um assunto. Se a opinião de um dos seus sogros for diferente da sua, não hesite em discordar. De forma respeitadora, exponha a sua ideia e faça com que eles compreendam que existe sempre dois lados da mesma moeda. Desta forma irão sentir mais confiança, pois conseguiu respeitar a opinião deles mas defendeu as suas convicções.

4 – Seja elegante

Dizem que a primeira impressão visual fica na memória para sempre e apenas alguns segundos servem para haver um juízo de valor sem sequer haver comunicação. Desta forma a sua apresentação perante os sogros é sem dúvida peça chave para uma boa impressão. Obviamente que não falamos num vestido de gala ou traje como se fosse para uma festa. Falamos sim numa roupa elegante e descontraída, que mostre quem é mas sempre a pensar numa imagem positiva à primeira vista. Não vamos fazer nenhuma sugestão com roupas para o primeiro encontro com os sogros, cada um tem a sua maneira de ser e é por esses princípios que nos devemos seguir. Em três palavras: confortável, elegante e única!

5 – Obedeça às regras da casa

Cada casa tem seus donos… e suas regras! Existe gente que prefere que os convidados tirem os sapatos antes de entrar e até quem não permita animais dentro de casa! Aí entra a ideia principal do tópico: Há que ter consciência que estamos na casa de outras pessoas que podem até ter ideias diferentes das nossas, ideias essas que merecem ser respeitadas e seguidas. Se na casa dos seus sogros não entra gente calçada, vá preparada para isso. Aí é possível perceber a importância do tópico acima, que fala no “trabalho de casa”. Tente perceber se os seus sogros têm regras especiais em sua casa e impressione os seus sogros à primeira!

6 – Seja prestável

É normal que o à vontade no primeiro encontro seja um pouco abaixo do esperado, ainda assim é possível deixar um ambiente mais agradável mostrando iniciativa e oferecendo a sua ajuda para o que for preciso, por mais simples que pareça. Ajudar a preparar algo para o almoço ou jantar, alguma tarefa que veja que necessita de ajuda de terceiros, experimente oferecer os seus préstimos e para além de agradecidos, os seus sogros vão ficar com uma impressão de humildade e prestabilidade. Sem exagerar, não vale a pena correr a fazer tudo para os sogros pois parecerá exagerado.

7 – Não fale de intimidade

Assunto proibido no primeiro encontro com os sogros. E no segundo. Também no terceiro. A intimidade com o parceiro deve ser evitada, especialmente quando ainda não temos a certeza do tipo de pessoas que os nossos sogros são. É normal que surja em conversa a forma como os dois se conheceram e como começaram a namorar… até aí tudo ótimo, partilhar para a intimidade é algo que deve ser evitado até que se perceba que existe clima para falar de tal. Sim, porque não há problema em falar de intimidade com os sogros, só há problema se esse não for um assunto bem vindo para ambas as partes! Essa seria sem dúvida uma péssima forma de surpreender os sogros!

8 – Inicie um assunto de conversa

A proatividade é importantíssima no inicio de uma relação com os sogros. Eles vão esperar que mostre quem é aquela pessoa que o seu filho escolheu para namorar, vão ficar curiosos e querer saber um monte de coisas sobre si. Mas o constrangimento e a falta de à vontade faz com que por vezes não haja assunto de conversa. Quando todos se calam e fica aquele silêncio, o ideal é pegar num assunto para conversa, por mais banal que seja. Obviamente convém ser interessante para todos, existem tópicos chave, como algumas notícias do momento, conversa sobre música, cinema, hobbies… tudo o que vier à cabeça no momento para preencher aquele vazio constrangedor que todos nós temos medo que aconteça.

9 – Admita os nervos

Caso esteja visivelmente nervosa, mais vale admitir de forma aberta e transparente. Existem pessoas que não conseguem controlar os nervos e essa falta de controlo acaba por se refletir na aparência física ou no comportamento. O ideal é ser direto e explicar que está um pouco nervosa mas que faz parte de si, que é um momento muito importante e isso reflete-se na sua postura. Irá fazer com que os seus sogros se sintam muito mais aliviados.
Caso seja o contrário e sinta que um dos seus sogros está nervoso, arranje formas de os descontraír e mostrar que junto a si estão em família. Vai ver que o ambiente melhora… e muito!

10 – Abra novas oportunidades

Terminar um encontro a impressionar os sogros é fácil: Falar sobre um próximo encontro ou plano, outras possibilidades de contacto fora de casa ou até sobre alguns planos futuros com o seu namorado. Excelentes ideias que acabarão por reforçar a confiança em si e deixar uma boa imagem, de quem gostou e que repetir. Se viu que o primeiro encontro não correu como esperado ou a primeira impressão dos seus sogros não foi a que queria passar, mostre que existem outras formas de a conhecer e não rejeite um segundo plano com eles!

Conhecer os sogros pode parecer assustador e misterioso mas no fim de contas é só conhecer os pais do seu namorado. Não deverá ter qualquer impacto na sua relação e é apenas uma prova de confiança e uma mostra de que a relação está a evoluir de forma saudável. Impressionar os sogros pode parecer tarefa difícil mas se seguir as dicas deste nosso artigo sem dúvida que será muito mais fácil!

Veja também: 

Dicas para mostrar confiança quando está nervoso
Linguagem Corporal – Todos os seus segredos
Dicas para ter uma imagem positiva de si mesmo

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
wpDiscuz